🐔 Tema do Galo da Madrugada em 2025 homenageia tradições do Carnaval de Pernambuco

Publicidade

A pouco mais de cinco meses para o Carnaval 2025, o Galo da Madrugada anunciou o tema do seu 46º desfile, que acontece no dia 1º de março.

Com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, o maior bloco do mundo vai homenagear, em 2025, as múltiplas faces e manifestações presentes do litoral ao sertão do estado nos dias de momo.

Figuras lendárias e representativas como os caretas (Triunfo), caiporas (Pesqueira), papangus (Bezerros), caboclos de lança (Nazaré da Mata), ursos – ou “la ursas”, tradição em várias cidades pernambucanas – e o próprio Bacalhau do Batata (de Olinda, que marca o fim do período carnavalesco), vão estar entre as tradições reverenciadas junto ao público de milhões de foliões que o Galo pretende reunir no sábado de Carnaval.

A expressão “Do Galo ao Bacalhau”, inclusive, é título de um frevo composto por Cláudio Almeida e Egídio Vieira, no final da década de 1980 -, e vai representar uma viagem do Galo e do folião por todo o universo que abrange o carnaval de Pernambuco.

A agremiação irá manter a tradição tanto no horário quando no percurso do desfile: a saída, pontualmente às 9h, parte do Forte das Cinco Pontas com destino à Rua do Sol, que marca o fim do trajeto.

Um total de seis alegorias (entre elas, o tradicional carro abre-alas, com a escultura do Galo de 4,5 metros de altura) abrem o desfile, seguidas de cerca de 30 trios elétricos comandados por artistas locais, que tradicionalmente convidam também nomes do cenário nacional para compor o evento.