Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares é marcada por emoção e inclusão no esporte

Publicidade

 

Expectativa e muita emoção tomaram conta da solenidade de abertura dos XXII Jogos Escolares Municipais de Caruaru (JEMC), dos X Jogos Universitários de Caruaru (JUC) e dos I Jogos Paraescolares Municipais de Caruaru (JPMC), realizada na noite desta quarta-feira (14), no Ginásio Municipal Poliesportivo Professor Erlandsen Rodrigues da Silva (Complexo Olímpico Municipal Rei Pelé).

O evento, realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação, tem como objetivo incentivar a prática esportiva, oportunizando o surgimento de novos talentos caruaruenses. O tema deste ano é “Esporte e Inclusão: Essa é Nossa Missão”. No total, serão 16 modalidades, com a participação de 109 instituições, reunindo mais de nove mil estudantes. A competição tem previsão de encerramento no dia 30 de setembro.

Destaque para a primeira participação dos estudantes nos Jogos Paraescolares, com quase 450 inscritos. Em 2023, esses atletas participaram das modalidades em forma de exibição. O projeto foi um sucesso, e, neste ano, a competição valerá medalha.

A programação contou com as delegações das escolas e faculdades participantes, execução do Hino Nacional, juramento do atleta, acendimento da pira olímpica, além de uma apresentação cultural com o Maestro Mozart Vieira e Orquestra.

“Os jogos visam fortalecer os princípios que norteiam o esporte escolar, proporcionando às instituições envolvidas um momento de competição e integração social entre alunos, professores e a comunidade. Além disso, incentivam a prática esportiva, oportunizando o surgimento de novos talentos que poderão representar Caruaru, Pernambuco e até mesmo o Brasil em outras competições”, detalhou o Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel.