Ultrapassa 100 número de bebês e crianças na fila por vagas de UTIs pediátricas e neonatais em PE

Publicidade

Ultrapassou a marca de 100 o número de bebês e crianças na fila por um leito nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), na manhã desta terça-feira (7), a fila tinha 123 pacientes. Destes, 107 são crianças e 16 são bebês.

A crise da superlotação é enfrentada pelos hospitais públicos do estado desde o ano passado, quando as unidades ficaram sem leito por causa do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Neste ano, o problema voltou a afetas os hospitais e, em 26 de abril, o governo do estado decretou situação de emergência.

Na sexta-feira (3), os números alcançaram a marca de 98 pacientes, sendo 81 crianças e 17 bebês.

De acordo com a SES, a Central de Regulação realiza acompanhamento constante do sistema informatizado das demandas por solicitações de leitos, e que isso faz com que a lista de espera oscile mediante a necessidade.

Ainda na sexta (3), a secretária de Saúde do estado, Zilda Cavalcanti, informou que Pernambuco abriu 140 leitos desde o ano passado, e que o governo tem “perspectiva de abrir mais”.

A secretária também ressaltou a importância de pais e responsáveis manterem as vacinas das crianças em dia, inclusive a contra gripe.

G1