UFPE firma parceria com AMTTC e AETPC para melhorias no transporte público de Caruaru

Publicidade

Nessa sexta-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (PPGEP-CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oficializou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) e a Associação da Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Caruaru (AETPC). O convênio tem duração prevista de dois anos e visa a realização de estudos e ações para aprimorar o transporte público na cidade.

O ACT contempla uma série de objetos de estudo voltados para a melhoria do sistema de transporte público de Caruaru. Entre os principais temas estão a alocação de frota, roteirização de veículos, otimização do tempo de rotação e do custo operacional, além da definição de pontos de embarque e desembarque, identificação e impacto das linhas de altas demandas, linhas sociais e faixas exclusivas.

Na cerimônia de assinatura estiveram presentes o Coronel Edson Nobrega, presidente da AMTTC, Adolfo José, presidente da AETPC, Alfredo Gomes, Reitor da UFPE, Walton Coutinho, coordenador do PPGEP-CAA, e Thyago Nepomuceno, coordenador do projeto. Também marcaram presença Dilson Cavalcante, diretor do Centro Acadêmico do Agreste, e o aluno do curso de graduação em Engenharia de Produção, Ronaldo Carlos.

Thyago Nepomuceno, coordenador do projeto, destacou a importância da parceria: “Esta é uma questão que persiste há algum tempo tanto para o nosso programa de pós-graduação quanto para a cidade de Caruaru. Diante das exigências de viabilidade de estudos técnicos no contexto do transporte público, essa oportunidade para nós, o nosso programa de pós-graduação, e para a Universidade Federal de Pernambuco, pode alinhar as nossas linhas de pesquisa, visto que muitos professores em nosso programa lidam com essas demandas sociais, trazendo assim um valor de impacto social para o nosso município e para a nossa instituição.”.

Adolfo José, presidente da AETPC, ressaltou: “Com o apoio proporcionado por este convênio, acreditamos que teremos um grande avanço qualitativo nas políticas públicas necessárias para fazer do sistema de transporte público a espinha dorsal do desenvolvimento da cidade, como já ocorre em outras cidades do país e do mundo, que investiram no transporte coletivo para garantir o desenvolvimento, a sustentabilidade e a segurança da população. Aqueles que serão beneficiados são os cidadãos, que terão acesso a um sistema mais adaptado às suas necessidades. Um transporte público de qualidade é sinônimo de uma melhor qualidade de vida para todos.”.

O convênio também conta com a participação de diversos professores da UFPE, incluindo Lucimário Gois de Oliveira Silva, Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo Lima, Thalles Vitelli Garcez, Lúcio Câmara e José Leão.

Assessoria de imprensa