Prefeitura de Caruaru promove reunião do Comitê Juntos pela Segurança 2.0 com balanço da redução dos indicadores de violência

Publicidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realizou, nesta terça-feira (12), a reunião do Comitê Juntos Pela Segurança 2.0, para a apresentação dos indicadores criminais de 2023 e primeiro bimestre de 2024.

Ao lado de representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, conduziu o encontro na Sala de Monitoramento da Prefeitura. Na ocasião, foram apresentados os resultados e as expectativas em relação às ações de segurança no município.

Desde a criação do Comitê, Caruaru reduziu substancialmente as taxas de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Mortes Violentas Intencionais (MVI).

De acordo com os dados históricos, o município teve redução de 73,8% de 2017 a 2023 nos números de CVP. Ainda em 2023, a redução foi de 25,7% nesse indicador, comparado ao ano anterior. Já em 2024, a cidade também apresenta uma redução de 13,7% nos indicadores dos dois primeiros meses do ano, com relação ao mesmo período de 2023.

Caruaru conseguiu ainda acompanhar e reduzir a taxa de MVI, ocorrências resultantes em mortes, alcançando um número 16% menor em comparativo com a média do estado.

“A gente segue avançando e praticando o que dá resultado. Estamos na versão 2.0 do Juntos pela Segurança, que conta com mais tecnologia e mais parcerias. Hoje temos uma cidade bem mais segura e um trabalho cada vez mais forte junto às forças de segurança aqui na cidade. É compromisso nosso continuar esse trabalho”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O Plano Municipal Juntos Pela Segurança, que em 2023 entrou na sua versão 2.0, tem por objetivo garantir a segurança da população e promover políticas públicas de prevenção à violência e à criminalidade de forma integrada com os órgãos de Justiça Criminal, com os poderes Legislativo e Executivo municipais e a sociedade civil.

“Hoje apresentamos o balanço positivo das ações e indicadores de 2023 e projetamos números ainda melhores para 2024, sobretudo em relação aos crimes contra o patrimônio, que já inicia o ano com expressiva redução. A essência do Plano Municipal Juntos pela Segurança é a integração da gestão municipal com os órgãos operativos do Estado e da União, resultando em uma maior efetividade das ações de combate à criminalidade”, detalhou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

Ainda durante a reunião, foi apresentado o balanço das ações do 4º PBM, Disque-denúncia, Guarda Municipal, AMTTC, 2°GP, Delegacia Especializada de Apoio à Mulher, Delegacia de Homicídios do Agreste, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos e Política Pública para as Mulheres.

O encontro foi encerrado com a apresentação das resoluções das demandas da Câmara Intersetorial de Prevenção e dos números positivos do Pré-Carnaval Multicultural 2024, com redução de 50% nas ocorrências policiais em comparação com 2023.

Assessoria de Imprensa