Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema da campanha em 2024, que é “SAÚDE DOS RINS | Exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.
Acompanhando a programação e a proposta educativa da campanha, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) irá realizar uma semana repleta de palestras destinadas aos pacientes e acompanhantes. As ações serão realizadas pela equipe multiprofissional, na Unidade de Hemodiálise.
Da segunda (11) até a sexta (14), nos horários de 08h30, 14h e 16h, serão abordadas palestras com as temáticas: Direitos dos pacientes do SUS; cuidado com o cuidador; alimentação como prevenção; e o uso racional de medicamentos.
A doença renal crônica se caracteriza pela lesão irreversível dos rins, mantida por três ou mais meses. Atualmente afeta uma em cada 10 pessoas no mundo e tem taxas crescentes de acometimento da população. Com diagnóstico precoce pode ser controlada ou retardada na maioria dos casos. Os principais fatores de risco são a hipertensão e a diabetes mellitus.
Assessoria de imprensa