A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou edital para a seleção de pessoas e famílias interessadas em se tornar famílias acolhedoras. Essa iniciativa, realizada por meio do cadastramento, avaliação e formação pelo Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora, está respaldada pela Lei Municipal n° 7.081, de 23 de outubro de 2023.
O Acolhimento Familiar é uma medida de proteção estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, destinada a crianças e adolescentes cujos direitos fundamentais tenham sido ameaçados e/ou violados, justificando seu afastamento temporário e excepcional do convívio com a família de origem.
O serviço opera acolhendo temporariamente crianças e adolescentes em residências de famílias acolhedoras devidamente cadastradas e selecionadas por uma equipe técnica especializada. Essas famílias são acompanhadas durante todo o processo, assim como a criança ou adolescente e sua família de origem, até que seja viável seu retorno à família de origem, à família extensa/ampliada, ou, na impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.
As famílias interessadas em se cadastrar podem procurar a equipe do Serviço de Família Acolhedora na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada na Praça Pedro de Souza, 30 – Bairro Nossa Senhora das Dores. Para dúvidas ou mais informações, podem entrar em contato também pelo e-mail do serviço: sfa.caruaru@gmail.com, ou protecaoespecialcaruaru@gmail.com. Além disso, dúvidas como: critérios para inscrição; documentação necessária; processo de seleção; entrega de documentos, e outros, podem ser acessados no site da Prefeitura de Caruaru, no Diário Oficial do dia 09 de fevereiro.
Assessoria de Imprensa