Celebração da 24ª Águas de Oxalá pelo Terreiro de Candomblé T’Aziry Ladè em Caruaru: Uma Jornada de Fé e Tradição Afro-religiosa

Publicidade

Neste sábado (26), o Terreiro de Candomblé T’Aziry Ladè tem a honra de convidar a comunidade e a imprensa para participar da 24ª edição das Águas de Oxalá, uma celebração anual em homenagem ao orixá do branco o orixá da paz. O evento, que teve início nos anos 2000 sob a liderança da sacerdotisa Mãe Lourdes de Oxum, continua a tradição sob a condução dedicada do Doté Rogério de Iemanjá.

Conta a lenda que Oxalá fez uma viagem a Oyó, para participar de uma homenagem a Xangô. Durante sua viagem, Exu lhe pregou algumas peças que o obrigaram a banhar-se e a trocar de roupas 3 vezes. No final da viagem, acabou preso por engano e passou 7 anos na prisão. Durante esse período, o reino viveu a mais profunda seca e muitas doenças assolaram seus habitantes. Quando essa prisão injusta foi revogada, Oxalá foi banhado e reverenciado por todos os outros Orixás e uma nova época de prosperidade voltou ao reino de Oyó.

É por isso que, hoje, os principais rituais da festa em homenagem a Oxalá envolvem a lavagem das escadarias de uma igreja e revigorantes banhos de água de cheiro em todas as pessoas que queiram participar. Um perfume gostoso se espalha pelo ar.

*Programação:*
Cerimônia em honra a Oxalá começando às 11:00h.
Procissão saindo do terreiro T’Aziry Ladè até as escadarias da Igreja de Santa Luzia no Monte Bom Jesus com a Tradicional lavagem das escadarias às 16:00h.
Essa celebração é uma oportunidade única para vivenciar a riqueza da cultura afro-religiosa, honrando Oxalá e promovendo a paz, a união e a espiritualidade. O evento não apenas celebra a tradição, mas também destaca a importância da diversidade cultural em nossa comunidade.

*Sobre o Terreiro de Candomblé T’Aziry Ladè:*

O Terreiro de Candomblé T’Aziry Ladè é um espaço sagrado que preserva e promove a tradição religiosa afro-brasileira. Comprometido com a promoção da diversidade e respeito inter-religioso, o terreiro é um ponto de encontro para a comunidade que busca compreender e celebrar a riqueza da cultural.

David Sebastian
Fotos: Hugo Silva (@hugo.oliveira2)