Uma operação contra lavagem de dinheiro realizada pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (20), no Recife, em Olinda e em Igarassu, prendeu 15 pessoas e apreendeu R$ 1,45 milhão em espécie. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em concessionárias de carros de luxo, prédios residenciais e casas lotéricas, onde cofres foram apreendidos.
Entre as prisões da Operação Placement, estão as de três homens e duas mulheres que estavam nos edifícios Píer Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho, um condomínio de luxo conhecido como Torres Gêmeas e localizado no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Paulo Gondim, um drone foi usado no condomínio de luxo, para evitar que os alvos jogassem provas pelas janelas. A polícia informou que o chefe da quadrilha utilizava parentes e laranjas para a lavagem de dinheiro usando empresas como casas lotéricas, imobiliária, academia e concessionárias de veículos.
A investigação foi iniciada em abril de 2023 e tem empresários como alvo. Ao todo, a operação solicitou o bloqueio de R$ 608 milhões em contas e aplicações financeiras dos investigados.