A Educação Especial PE/CENEETI participou, entre 23 e 29 de outubro, da 3ª Expedição 21, realizada em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Responsável pela parte de psicopedagogia, a CEO da empresa, psicopedagoga e especialista em alfabetização e educação inclusiva, Lidieri Barros, levou provas de autonomia para os dez participantes da expedição, que é um programa de imersão que visa estimular a autonomia e a iniciação da vida adulta para pessoas com síndrome de Down. Além de Lidieri, quatro profissionais do CENEETI das áreas de fonoaudiologia, psicologia e psicomotricidade embarcaram com o grupo: Rozana Melo, Lilian Tabosa, Thiago Falcão e Dart Sangalo.
Em nove provas, todas baseadas em terapias transdisciplinares, o objetivo era promover o desenvolvimento de uma série de capacidades relacionadas à cooperação e ao desenvolvimento sócio-moral. “Dentre os propósitos, estão treinar habilidades de como ouvir o outro e levar sua ideia em consideração, respeitar o outro, mesmo que ele pense diferente, saber negociar, levando em conta diferentes ideias para realizar um prova coletivamente”, explica Lidieri.
Durante seis dias, os dez jovens viveram uma imersão única. Dentre as provas, leitura e interpretação de texto, montagem de quebra-cabeça e como fazer uma receita, cujos objetivos são identificar, listar, relacionar, reconhecer e usar corretamente as medidas de capacidade para executar uma receita. “A finalidade era provar, cientificamente, que pessoas com síndrome de Down podem ter, sim, autonomia”, reforça a psicopedagoga. Cuidar de um bebê também estava dentre os desafios. Na atividade, os participantes tinham que realizar toda a higiene pessoal de uma criança, representada por um boneco de plástico. “Embora estudos apontem que as mulheres com síndrome de Down são menos férteis, elas podem, sim, ter filhos, então precisam estar preparadas”, ressalta.
A mentoria foi além da imersão na casa. Os participantes desenvolveram atividades da vida diária, ainda, na Disney, Sea World e Nasa. A etapa foi finalizada com a formatura dos expedicionários. Na ocasião, Lidieri recebeu, do Instituto Cromossomo 21 e do seu fundador, Alex Duarte, o prêmio de Responsabilidade Social 2023. “É muita honra receber um prêmio como esse realizando um trabalho tão importante e que me move há quase 30 anos. Nossos expedicionários estão de parabéns e se mostraram como adultos prontos e com autonomia para realizar atividades em todas as áreas nas quais foram abordadas todas as práticas que fizemos na nossa mentoria. Estou muito feliz com o resultado”, declara emocionada.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil.
Sobre Lidieri Barros – Com quase 30 anos de carreira, a psicopedagoga, especialista em alfabetização e educação especial e inclusão, é diretora de dois centros de educação inclusiva e é a idealizadora das maletas pedagógicas e de diversos materiais adaptados para alfabetização e letramento. Atualmente, Lidieri Barros assessora mais de 500 crianças em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos, é é CEO do CENEETI.
Sobre Educação Especial PE e Ceneeti – A Educação Especial PE existe há mais de 25 anos em Pernambuco. Referência em educação inclusiva de crianças e adultos com transtornos e deficiência, sua missão é conscientizar as pessoas sobre igualdade e a importância da inclusão de pessoas com deficiência, a fim de gerar uma verdadeira transformação social. Localizado em Caruaru, o CENEETI é o mais completo centro de terapia integrada da região, com uma equipe transdisciplinar formada por psicopedagogos, psicólogos / terapeutas ABA, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicomotricistas e oferece atendimentos especializados em Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA). O CENEETI fica localizado na Rua Pasteur, 220, bairro Universitário.
Assessoria de imprensa