Um ar-condicionado pegou fogo e explodiu dentro de uma sala de aula da Escola Estadual Marcelino Champagnat, no bairro do Tejipió, na Zona Oeste do Recife. O acidente causou um princípio de incêndio no local e, por causa disso, os estudantes tiveram que ser retirados do local às pressas.
O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (2). O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado e enviou ao local uma viatura de combate a incêndio. Segundo a corporação, três cadeiras e um aparelho de ar-condicionado foram queimados. Ninguém ficou ferido.
O acidente foi registrado na sala do 9º ano B, do Ensino Fundamental. Um dos alunos da turma, Lucas José da Silva, de 14 anos, disse ao g1 que o fogo começou por volta das 13h10, enquanto os estudantes estavam no corredor esperando para começar a aula de educação física.
“Eu tinha chegado, fui beber água logo e, quando subi, me disseram que o ar-condicionado começou a pegar fogo. […] Fazia tempo já que [o ar-condicionado] não estava ventilando direito. Tinha que levar o ventilador”, disse o estudante, acrescentando que, quando os alunos desceram, ouviram o barulho de uma explosão.
Segundo o estudante, depois do incêndio, as aulas foram suspensas nesta segunda (2). Procurada pelo g1, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes disse que:
- O princípio de incêndio foi por um problema no ar-condicionado, “que esquentou além do normal, pegou fogo e caiu sobre uma banca”;
- A sala foi evacuada imediatamente e a situação, controlada com uso de extintores de incêndio;
- As aulas do dia foram suspensas e a limpeza do local será feita na manhã da terça (3);
- Nos próximos dias, uma equipe técnica de engenharia da secretaria vai fazer uma visita à escola e avaliar as instalações para “evitar futuros problemas”.
G1